Dia D da campanha nacional contra o sarampo e a poliomielite é neste sábado (18) - Foto: Divulgação/MS

Todas as crianças de um e menores de cinco anos de idade devem receber as doses

 

Postos de saúde em todo o país abrem as portas neste sábado (18), para o chamado Dia D de Mobilização Nacional contra o sarampo e a poliomielite. A apresentadora Xuxa Meneghel foi escolhida pelo Ministério da Saúde para ser a madrinha da campanha. A ideia é fazer um apelo aos pais e às crianças para que todos se conscientizem da importância da vacinação.

Todas as crianças de um e menores de cinco anos de idade devem receber as doses, mesmo as que já estão com esquema vacinal completo devem ser levadas aos postos de saúde para receber mais um reforço. A campanha segue até  31 de agosto.

A meta do governo federal é imunizar 11,2 milhões de crianças e atingir o marco de 95% de cobertura vacinal nessa faixa etária, conforme recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

No caso da pólio, as que não tomaram nenhuma dose ao longo da vida vão receber a vacina injetável e as que já tomaram uma ou mais doses devem receber a oral. 

Para o sarampo, todas as crianças com idade entre um ano e menores de cinco anos vão receber uma dose da Tríplice Viral, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias.

Baixa adesão

"As baixas coberturas vacinais, principalmente em crianças menores de cinco anos, acenderam uma luz vermelha no País", informou o Ministério da Saúde diante da lista de 312 municípios que estão com cobertura abaixo de 50% para poliomielite.

Segundo o último boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde, ao todo, já foram confirmados 1.237 casos de sarampo no país. Amazonas e Roraima são os dois estados brasileiros onde há surto da doença. Os demais casos, em outros estados, são considerados isolados.

Foto: Divulgação/Ministério da Saúde

 

 

 

 

Compartilhe: