Cinco dicas rápidas e eficientes para economizar dinheiro

 

Muitas pessoas até desejam economizar. Outras, não apenas desejam como tentam, mas não conseguem ir adiante. O dinheiro parece escapar pelos dedos e os meses sempre passam no vermelho ou com as contas no limite. O que muitas pessoas não sabem é que, mesmo ganhando pouco é possível economizar. Para isso, é preciso foco e atitude. Confira cinco dicas rápidas e eficientes que podem ajudá-lo a economizar!

1. Registre todas as despesas: É impossível poupar, se você não sabe para onde o seu dinheiro está indo. Para isso, vale guardar todas as notinhas do cartão e manter um caderninho sempre à mão para registrar minimamente suas despesas, até as mais supérfluas.
2. Quite suas dívidas: Se você está endividado, sua primeira prioridade financeira deve ser quitá-las. Caso esteja em modalidades caras de crédito, como cheque especial e rotativo do cartão de crédito, pegar um empréstimo com juros menores pode ser uma alternativa. Com o dinheiro, além de quitar as dívidas, pagará menos juros.
3. Poupe: O ideal seria poupar 15% da sua renda, mas para quem está no vermelho, reservar esse valor neste momento pode ser difícil. A saída, então, é poupar o que for possível até conseguir equilibrar as contas novamente. Vale R$ 10 ou R$20. O importante é criar o hábito de poupar!
4. Faça uma pausa nas compras com cartão: Se você usa cartão de crédito e está difícil controlar os gastos, tirá-lo da carteira por alguns meses e pagar tudo à vista, pode ser uma boa medida.
5. Aumente sua renda: Para aumentar a renda, vale pegar um trabalho freelancer ou até mesmo transformar um hobby em uma nova fonte de renda. Nas dificuldades, surgem muitas oportunidades. Basta saber identificá-las!

 

Leia ainda!

Venda de vale-transporte configura falta grave