Gestante obtém na Justiça autorização para retornar ao trabalho presencial em Joinville (SC)

Gestante obtém na Justiça autorização para retornar ao trabalho presencial em Joinville (SC)

 

Em decisão inédita, uma gestante de Joinville (SC) obteve autorização na Justiça para trabalhar presencialmente durante a pandemia da Covid-19. A medida foi necessária porque uma lei federal, sancionada em maio, garante que a empregada gestante permaneça afastada das atividades de trabalho presencial, sem prejuízo de sua remuneração, durante a emergência de saúde pública decorrente do novo coronavírus.

Conforme o texto, a funcionária gestante deverá permanecer à disposição do empregador para exercer as atividades em seu domicílio, por meio de teletrabalho, trabalho remoto ou outra forma de trabalho à distância.

No caso em questão, a mulher que atua em uma escola particular do bairro Bom Retiro, zona Norte de Joinville, entrou com uma ação na justiça para voltar às atividades presenciais. O processo foi ajuizado em conjunto com a escola onde ela trabalha. Em sua defesa, foi justificado o direito constitucional de escolha e prejuízos à saúde mental da grávida devido ao afastamento.

O juiz do trabalho, Oseas de Castro, foi responsável por aceitar o pedido. Essa é a primeira decisão no mesmo sentido no país e abre precedente para que outras gestantes também solicitem o retorno às atividades presenciais.

 

Fonte: ND+

 

Compartilhe: