Receita mudou códigos para informar patrimônio na declaração do IR em 2022

Receita mudou códigos para informar patrimônio na declaração do IR em 2022

 

Neste ano, os contribuintes foram surpreendidos com uma mudança na hora de informar o patrimônio na Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2022. Isso porque, números usados durante muitos anos na ficha “Bens e direitos” foram alterados em 2022.

Quem importou a declaração de 2021 para preencher o Imposto de Renda teve os códigos automaticamente alterados pelo programa gerador para os bens informados no ano passado. No entanto, a inclusão de itens que não constavam nas declarações anteriores ficou mais demorada.

Com a mudança, a ficha “Bens e direitos” foi completamente reorganizada. Itens como veículos, aplicações financeiras e imóveis ganharam novos códigos. Até os depósitos em conta corrente e na caderneta de poupança passaram a ser identificados com códigos distintos.

As alterações nos códigos não abrangeram apenas a informação do patrimônio. Na ficha de “Pagamentos Efetuados”, em que o contribuinte informa as deduções, deixou de existir o código “38 – Fundo de Aposentadoria Programada Individual”, usado por quem tem previdência complementar. Os dados agora deverão ser informados no código “36 – Previdência Complementar (inclusive FAPI)”.

Os códigos foram divididos em nove grupos, cada um com uma série de itens específicos. O contribuinte agora deverá procurar o grupo a que corresponde o bem e, em seguida, escolher uma das opções que aparecerem.

Os grupos criados pela Receita Federal foram os seguintes:

  • Grupo 1: bens imóveis;
  • Grupo 2: bens móveis;
  • Grupo 3: participação societária (ações e quotas de capital numa empresa);
  • Grupo 4: aplicações e investimentos;
  • Grupo 5: créditos;
  • Grupo 6: depósito à vista e numerário;
  • Grupo 7: fundos;
  • Grupo 8: criptoativos;
  • Grupo 9: outros bens e direitos.

Além disso, houve ainda aumento no número de códigos. Segundo a Receita, houve a eliminação de nove códigos pouco utilizados e a criação de 13 códigos para refletir investimentos mais modernos. O prazo para a entrega da declaração do imposto de renda encerra no próximo dia 29 de abril.

Fonte: Agência Brasil

 

 

Compartilhe: