Encerra no próximo dia 30 de abril a temporada do Imposto de Renda 2018, ano-base 2017. Neste período, pouca gente sabe, mas existe um mecanismo seguro e eficiente para ver ao menos parte do valor pago de imposto de renda sendo aplicado em projetos sociais, inclusive podendo ser indicado pelo contribuinte. Um caminho para isso, em Blumenau (SC), é o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FIA).
Por meio desse mecanismo, 37 projetos podem receber recursos este ano e nove mil crianças serão contempladas na cidade. Para receber o dinheiro do fundo, as entidades precisam apresentar uma proposta de trabalho quando o edital de seleção é aberto e um dos critérios de escolha é ser uma iniciativa diferenciada. Todas as propostas apresentadas passam pela avaliação de uma comissão.
Outra possibilidade é o cidadão informar por e-mail ao FIA qual entidade quer beneficiar. O valor só é, então, destinado ao fundo quando a guia de doação é paga. As doações poderão ser deduzidas até o percentual de 3% sobre o Imposto devido apurado na declaração. No ano passado, 222 contribuintes blumenauenses destinaram parte do imposto a pagar ao Fundo Municipal.
Fonte: Jornal de Santa Catarina