SC e RS têm o maior índice de câncer de pele do país

Dezembro Laranja: SBD alerta para a necessidade da prevenção ao câncer de pele

 

Os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul têm cerca de 130 casos de câncer de pele para cada 100 mil habitantes. É o maior índice do país. Com a intenção de estimular a população na prevenção e no diagnóstico ao câncer de pele, em 2014, a Sociedade Brasileira de Dermatologia iniciou o movimento de combate à doença chamado “Dezembro Laranja”. A iniciativa é apoiada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Médica Brasileira (AMB), para alertar a população sobre prevenção, diagnóstico e acesso ao tratamento da doença no Brasil. “Se exponha, mas não se queime” é o tema da campanha neste ano.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), para prevenir o câncer de pele e outras lesões provocadas pelos raios UV, é necessário evitar a exposição ao sol sempre que possível, principalmente nos horários mais intensos. Ou seja, das 10h às 16h sem proteção. Se a exposição for inevitável, deve-se incentivar o uso de chapéus, guarda-sóis, óculos escuros, camisas de mangas longas e filtros solares durante qualquer atividade ao ar livre.

Também é importante que se estimule a procura por áreas de sombra, que podem ser desde árvores até edificações como marquises. Áreas de sombra reduzem em até 50% a intensidade das radiações UV.

 

 

 

Compartilhe: