Mantendo a rotina em tempos de pandemia Estratégia e ação para o trabalho em casa

Mantendo a rotina em tempos de pandemia: Estratégia e ação para o trabalho em casa

Todos os negócios sofreram mudanças após a pandemia. Forma de trabalhar, de se comunicar, viver, comer, tudo passa por mudanças.

No mundo dos negócios isto também ocorreu e o trabalho HOME OFFICE, que antes apenas era exercido por uma parte dos profissionais, passou a ser maioria nos tempos atuais.

As alterações nas relações de trabalho passam por um processo de aceleração, não havendo mais como persistir modelos de gestão de pessoas que se paute em hierarquia.

É cada vez mais sentido que, a relação empregador/empregado vem se aperfeiçoando para um modelo de contrapartida. A empresa passa a ser o local de investimento do empregado, colaborador ou terceiro contratado, comparando a empresa a um Banco e o empregado ou colaborador se apresenta como o investidor, do seu tempo e do seu conhecimento.

E nesta relação de aplicação e investimento, os dois lados esperam resultados. A empresa “Banco”, que o seu investidor permaneça por um bom tempo, trazendo todos os seus recursos para o bom uso e consequente alcance dos objetivos empresariais, o resultado.

E o investidor espera que a empresa “Banco” também lhe traga dividendos oriundos da valorização do seu trabalho, forma de condução das rotinas de trabalho, exercício da meritocracia e o entendimento de que todos devem ter ganhos nesta relação.

É necessário que o empregado enxergue a sua efetiva participação no processo empresarial, sendo valorizado como pessoa e não só atrelado a sua remuneração.

O trabalho remoto pode se tornar algo comum de ora em diante e em consequência, deixarão de existir os modelos de trabalho regulares, o que implica em adoção de rotinas que preservem a produtividade.

Neste momento de transição importante é fundamental que se atue com indicadores para o controle da atividade, chamados KPI’s (Key Performance Indicador).

O trabalho remoto exige rotinas claras para que não nos deixemos cair em armadilhas. Nosso cérebro foi acostumado ao trabalho presencial, portanto, culturalmente adquirimos hábitos que podem afetar o nosso desempenho no trabalho remoto.

E uma ferramenta excelente de controle de processos é a matriz 5W2H. A sigla é difícil, mas o objetivo da sua aplicação é tornar o processo claro e eficiente.

COMUNICAÇÃO eficaz é a chave para o sucesso!

Se aquele que pede consegue transmitir com clareza o que quer, o que entrega também sabendo o que se está pedindo, porque e para que serve, tenderá a ser mais eficiente.

É o que chamamos de controle de expectativas. As dúvidas são tiradas antes do projeto ou processo de trabalho e não após a entrega. Isto dá uma sensação de união, compromisso e entrega eficiente.

O 5W2H consiste em um conjunto de perguntas, para delimitar as ações:

5 W: What (o que será feito?) – Why (por que será feito?) – Where (onde será feito?) – When (quando?) – Who (por quem será feito?) 2H: How (como será feito?) – Howmuch (quanto vai custar?)

Este conjunto de perguntas e suas consequentes respostas propiciam que todos tenham exata dimensão da importância, qual a razão do prazo, tempo e também como será feito.

Começar a adotar este critério no trabalho remoto, através de rápidas reuniões, pode trazer um aumento da produtividade e qualidade da equipe. E você, está conseguindo manter a produtividade pessoal e de sua equipe com o trabalho remoto? Pense nisso e comente a sua estratégia!

 

* Por Dr. Felipe Rafael Buerger (OAB/SC 18.477), sócio-fundador do escritório.

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